Membros do XR4GOOD Lab participam de workshop de vídeos para pesquisadores

Buscando dar visibilidade à produção científica da Universidade e fortalecer o diálogo entre a Instituição e seus diversos públicos, a Coordenadoria de Comunicação Institucional (CCI) ofereceu um workshop de vídeo a pesquisadores de variadas áreas do conhecimento. O curso objetivou apresentar aos profissionais os principais aspectos da linguagem audiovisual, para incentivá-los e auxiliá-los na produção de pitchs — formato de vídeo usado para divulgar as ideias essenciais das pesquisas produzidas dentro da academia.
Dividida em três momentos, a oficina apresentou noções sobre planejamento (roteiro e texto), aspectos visuais (cenário, iluminação e figurino) e aspectos sonoros (técnicas de locução, respiração, entonação e articulação). Segundo o coordenador de Comunicação Institucional, Chico Daher, a demanda partiu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), que observou a necessidade de melhorar a qualidade visual e narrativa desses produtos. Para ele, “a comunicação científica acontece de forma muito assertiva em periódicos, revistas e outros canais oficiais. Porém, ainda precisamos trabalhar outra linguagem, mais apropriada, para nos comunicarmos com a comunidade. Este é um canal muito importante para nós”.
O graduando em Ciência da Computação, Bruno Antônio Lages Dias, afirma sentir falta de um produto que possa comunicar à população a totalidade do trabalho das universidades. “Saber se portar diante da dúvida embutida na sociedade sobre o que se produz como pesquisa é desafiador”, afirmou o estudante, defendendo o pitch como sendo a ferramenta adequada para a tarefa. Em relação ao workshop de vídeo, ele declarou sentir-se agora mais seguro para traduzir seu conhecimento dentro da linguagem audiovisual, propulsionando as possibilidades de entendimento das ideias de sua pesquisa.
Estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025), a oficina é um dos primeiros passos para ampliar a divulgação científica nas mídias internas e externas da Universidade, por meio do Núcleo de Comunicação Científica. Este núcleo está sendo criado e tem como objetivo a aproximação da Comunicação Institucional e do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) aos programas de pós-graduação.
Ainda não há previsão de oferta de novas oficinas.
FONTE: link
rafael
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.