Apresentação de qualificação de mestrado (Rafael Vitor)

No dia 08/10/2019, o aluno de mestrado Rafael Ferreira Vitor apresentou a sua qualificação de mestrado.

O aluno esta desenvolvendo um estudo que visa avaliar a interação humana com Gêmeos Digitais durante a execução de tarefas no contexto industrial.

Como resultados iniciais de seu mestrado, o aluno apresentou uma Revisão Sistemática da literatura, um protótipo de Gêmeo Digital parcialmente desenvolvido e o design de experimento que será conduzido.

Segue abaixo o resumo do trabalho apresentado:

Avaliação dos Aspectos da Interação Homem-Máquina em Gêmeos Digitais como Suporte a Execução de Tarefas e Tomada de Decisões no Contexto Industrial

Um dos principais desafios da Indústria 4.0 é aumentar a capacidade humana dentro do chão de fábrica.
Neste contexto surge o Gêmeos Digital (do inglês \textit{Digital Twin} – DT) que é uma representação virtual de alta fidelidade de uma máquina física.
Essa representação é capaz de retratar suas características, comportamentos e estados de forma síncrona, além de fornecer análise inteligente sobre seus dados, possibilitando predições.
Com isso, a DT permite que o operador tenha acesso a informações relevantes do equipamento no âmbito virtual.
Além disso, o DT também permite gerenciar o funcionamento do equipamento de forma assistida e segura, aprimorando a Interação Homem-Máquina (IHM).
As pesquisas em DTs podem ser divididas em três partes: o sensoriamento de máquinas, tratamento inteligente da informação e interação do usuário.
Contudo, a maior parte dos estudos disponíveis na literatura estão focados nas partes de coleta de dados e processamento inteligente dessa informação, faltando trabalhos que priorizem a interação humana com os DTs.
A falta desses estudos dificulta a orientação de novos trabalhos que busquem desenvolver DTs mais eficientes de acordo com as necessidades humanas.
Sendo assim, este trabalho busca avaliar a interação humana com um DT no suporte a execução de tarefas e tomada de decisão.
Para abordar este tema, primeiramente, foi conduzida uma Revisão Sistemática (RS) da literatura com o objetivo de analisar os estudos em DTs que consideraram a interação com o usuário.
Posteriormente, um protótipo de DT foi planejado, utilizando equipamentos
de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) como interface de interação.
Uma prova de conceito foi parcialmente implementada e validada em laboratório para
verificar a comunicação entre seus componentes.
Por fim, um estudo de usuário foi planejado para verificar os benefícios da utilização de um DT como auxílio a execução de tarefas.
Para a conclusão deste trabalho, a implementação do protótipo será finalizada, os experimentos serão conduzidos e, por fim, seus resultados serão analisados e discutidos.

Autor: Rafael Vitor

Orientador: Saul Delabrida

rafael

Sorry, the comment form is closed at this time.