Apresentação de qualificação de mestrado (Breno Keller)

No dia 10/10/2019, o aluno de mestrado Breno Nunes de Sena Keller apresentou a sua qualificação de mestrado.

O aluno esta desenvolvendo um estudo que visa avaliar como a utilização de recursos de Realidade Mista (RM) impactam em atividades colaborativas no contexto industrial.

Como resultados parciais de seu mestrado, o aluno apresentou um levantamento de trabalhos da literatura sobre colaboração utilizando Realidade Aumentada e Realidade Virtual, além de uma ferramenta para auxílio a colaboração utilizando RM. Por fim também foi apresentado o plano para a avaliação que será utilizada para validar as hipoteses deste trabalho.

Segue abaixo o resumo do trabalho apresentado:

O Impacto da Utilização de Realidade Mista para Execução de Atividades Colaborativas no Contexto Industrial

O processo de transição da indústria 3.0 para 4.0 cria a demanda de desenvolvimento de sistemas interconectados bem como novas interfaces para interação humano-computador com estes sistemas, já que em certos contextos não é possível ou permitido uma automação completa desses processos. Portanto é necessário que pessoas sejam incluídas e tenham a capacidade de interagir com esses sistemas automatizados. A Realidade Mista é uma tecnologia alternativa para inclusão de pessoas, dado que permite o usuário ter sua percepção aumentada por meio de informações provenientes do ambiente industrial. Portanto, o uso de recursos de Realidade Mista como ferramenta de auxílio na realização de atividades colaborativas em contexto industrial se mostra promissora. Este trabalho busca avaliar como a utilização de recursos de Realidade Mista impactam na realização de atividades colaborativas na Indústria 4.0. Para isso serão realizados testes com usuários sobre a execução de uma tarefa de inspeção de forma colaborativa, tendo como meios de interação diferentes dispositivos \textit{handheld} e \textit{handsfree} e o uso ou não de recursos de Realidade Mista. Como resultados parciais, temos o desenvolvimento de uma ferramenta para interação de pessoas utilizando Realidade Mista em equipamento vestíveis e esperamos que os resultados obtidos com a realização dos testes de usuário mostrem caminhos e novas estratégias para o uso desses recursos no contexto industrial.

Autor: Breno Keller

Orientador: Saul Delabrida

rafael

Sorry, the comment form is closed at this time.