CRIC – Centro de Reconhecimento e Inspeção de Células

CRIC – Centro de Reconhecimento e Inspeção de Células

O Centro de Reconhecimento e Inspeção de Células (CRIC) é um consórcio entre pesquisadores que visa fornecer coleções de células para a comunidade científica.

O consórcio inclui a Universidade Federal de Ouro Preto, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Berkeley e o Lawrence National Berkeley Laboratory.

Nossa missão

 

O CRIC foi estabelecido em 2014 com a missão principal de criar ambientes computacionais que permitam a colaboração entre citopatologistas e cientistas da computação usando aprendizado de máquina e IA. Principalmente projetando ferramentas capazes de auxiliar a tomada de decisão de lesões celulares, proporcionando uma melhoria na qualidade resultante dos exames e uma minimização dos falsos negativos.

As atividades de pesquisa no CRIC foram desenvolvidas por vários cientistas, alcançamos nossos propósitos por:

 

  • CRIC Searchable Image Database, uma plataforma web para detecção e quantificação manual de estruturas celulares, coleta de células, desenvolvimento;
  • Um ambiente interativo para usuários de celular, uma plataforma de playground para o CRIC Searchable Image Database;
  • Um banco de dados com 400 imagens reais de Papanicolau;
  • Base de dados de classificação CRIC Cervix incluindo 11.534 células e sete (7) tipos de lesões de classificação usando o sistema Bethesda;
  • Banco de dados de segmentação CRIC Cervix incluindo 3.233 células segmentadas (núcleos e citoplasma) e sete (7) tipos de lesões de classificação usando o Sistema Bethesda; mais projetos;

 

O banco de dados tem sido usado em metodologias de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para detectar, identificar e classificar lesões em células cervicais. Possibilitando resultados confiáveis, sistemas auxiliados na tomada de decisões e modelagem preditiva para diagnóstico auxiliado por computador.

Esperamos que os resultados do CRIC se tornem um recurso útil para a investigação do câncer do colo do útero e possam ajudar os médicos a proporcionar uma vida mais saudável para as mulheres em todo o mundo.

Sobre

Detecção e classificação de núcleos cervicais a partir de células cervicais.

Plataforma de coleta de células que permite a classificação e segmentação de imagens.  Coleção CRIC CERVIX do Papanicolau convencional.

Ferramenta colaborativa para análise de células.

Continuing education

O banco de dados de células contém imagens digitais de exames de Papanicolau convencionais digitalizados e classificados pela UFOP-AMBAR.

Hematoxylin-eosin staining image segmentation

Segmentação de tecidos e quantificação de áreas.

O CRIC Searchable Image Database é uma plataforma que permite a descoberta de conhecimento de células, rotulagem manual e quantificação de estruturas celulares. Permite a criação de coleções de tipos de células específicos.

 

A primeira coleção, denominada CRIC Cervix , inclui 400 imagens reais de Papanicolau, 11.384 células classificadas em seis (6) tipos de lesão.

 

A coleção de classificação do colo do útero do CRIC é semelhante às obtidas durante um exame de rotina, com muitas células por imagem. Os citopatologistas classificam as células seguindo o protocolo definido pelo sistema Bethesda . Além das células serem identificadas individualmente e classificadas manualmente por diferentes especialistas, toda a imagem também possui um diagnóstico.

 

Existe uma plataforma de playground, um ambiente interativo onde os usuários podem adicionar imagens e utilizar ferramentas de classificação e segmentação em seu próprio acervo. Esta ferramenta da web disponível publicamente fornece informações sobre células cervicais, permitindo que a comunidade explore a morfologia e a variabilidade celular, facilitando as descobertas das coleções de imagens.

Saiba Mais

Participantes:  Andrea

Date

agosto 19, 2022