Simuladores computacionais possuem importância fundamental nos dias de hoje para a realização de estudos complexos. Através destes simuladores é possível realizar a recriação de cenários e suas características de forma fiel à realidade apresentando-se como uma boa ferramenta de auxílio para pesquisas, treinamentos e experimentos. Apesar de seus benefícios, a representação de seus dados pode ser muito complexa e de difícil visualização devido a características como grande volume de dados, quantidade de detalhes da informação, etc. Este trabalho pretende desenvolver um software capaz de representar graficamente através de objetos 3D, dados coletados em um ambiente real e permitir a visualização tridimensional de simulações. Espera-se que os usuários da ferramenta tenham uma maior facilidade em interpretar e visualizar os dados inseridos e simulados.
Introdução
A extração de dados da natureza possui importância fundamental para a preservação e controle de ecossistemas. Estes dados servem de base para a realização de análises sobre características, comportamento e modificações do ambiente em questão. Entretanto, coletar dados em campo nem sempre é uma tarefa simples. Em ambientes como florestas, desertos, etc., realizar a extração de dados torna-se uma tarefa complexa devido às condições do ambiente. Desta forma, simuladores computacionais, em conjunto a dados coletados em campo, são utilizados para realizar análises em diversos cenários de estudo.
Objetivo
O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de gerar um ambiente de realidade virtual que represente de forma fiel ecossistemas definidos pelo usuário da aplicação.
Através deste ecossistema, a ferramenta deverá ser capaz de interpretar resultados de simulações realizadas sobre o ambiente em questão representando suas mudanças e comportamentos de forma visual.
Arquitetura
O funcionamento ocorre baseado na comunicação entre um simulador e a aplicação gráfica onde o simulador é encarregado de realizar a definição inicial do mapa bem como os eventos e futuras mudanças que nele ocorrem ao longo do tempo de execução. A comunicação é realizada através de arquivos descritores, onde são definidas as alterações realizadas aos seus respectivos objetos.
Um protótipo da ferramenta deste trabalho foi apresentado durante a XII Mostra de Profissões da UFOP e no evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ambos os eventos possuem o foco de divulgar os trabalhos realizados em cada curso existente dentro da universidade com o intuito de demonstrar as atividades práticas bem como auxiliar a escolha dos alunos em qual área acadêmica focar seus estudos. O público presente nestes eventos foi composto por alunos de diversas idades, bem como país e professores, que tiveram a oportunidade de serem introduzidos a este tipo de tecnologia e a mais informações sobre o curso em geral.
Status: Em desenvolvimento.
Participante: Alan Vasconcellos Erse, Saul Delabrida